ESCRITOR@S: Nov@s autor@s

Nov@s autor@s
26 outubro | 19.00

Nesta edição da Feira do Livro LGBT temos o prazer de apresentar quatro nov@s escritor@s - Fábio Lima, Felipe Neves, Francesca White e Marisa Medeiros - e as suas novíssimas obras, que não serão as últimas! Dia 26 de outubro estarão junt@s na Feira do Livro LGBT para apresentarem as suas obras e falarem do seu processo de escrita e publicação.

FÁBIO LIMA
Estávamos no início do segundo semestre do ano de 1989, mais precisamente a 1 de Julho, quando Fábio Lima nasceu na agitada e industrial cidade do Barreiro. Mas esta foi uma estadia bastante curta, tendo-se mudado poucos dias depois com a família para a Vila da Moita, local onde reside até aos dias de hoje. Tagarelas desde que se conhece e com uma curiosidade peculiar, a Literatura e as Artes Plásticas sempre fizeram parte da sua infância e adolescência, guardando ainda numa gaveta o primeiro conto que escreveu com apenas dez anos. Aos quinze anos, lançou-se no mundo da moda e, após dois anos como modelo, foi o organizador das quatro edições do concurso: "Fashion Moita", uma iniciativa integrada no âmbito do "Apresenta o teu Projecto" da Câmara Municipal da Moita. Após acabar em 2007 o Ensino Secundário no curso de Ciências e Tecnologias, decidiu que a Publicidade era o seu mundo, era onde podia aliar a área das letras à área da artes, entrando, nesse mesmo ano, no curso de Publicidade e Marketing da Escola Superior de Comunicação Social, a sua primeira opção. Licenciou-se em 2010 e está actualmente a frequentar o Mestrado em Publicidade e Marketing na mesma Instituição. A par do seu percurso académico, é Account Executive numa agência de Marketing Digital e Interactivo, encontrando-se actualmente a escrever o seu segundo grande romance.


Pecados de família. Edições Câmara Municipal do Montijo
Ali bem perto, e rodeada por excelentes espaços verdes, uma antiga Quinta, de nome Quinta dos Prazeres, surgia no horizonte (...) Helena estava hesitante. Valeria a pena correr o risco? Valeria a pena voltar ali depois de todo aquele tempo? Valeria a pena abrir novamente aquela caixa de memórias?"

E é com estas questões que Fábio Lima nos apresenta Helena, uma conceituada arquitecta de vinte nove anos que abdicou da sua felicidade pelo que os outros achavam correcto, pelo que era aceitável, pelo que era pouco previsível, talvez. Assim, "Pecados de Família" torna-se não só numa janela para a análise deste romance extra-conjugal que Helena mantera durante quase ano e meio, mas também numa crítica daquilo que nos faz sentido, daquilo que nos rodeia, daquilo a que gostamos de chamar sociedade.


FELIPE AMBUZEIRO
Aos doze anos já começara os seus primeiros e desaparatados riscos, fantasiando o dia em que lançaria o seu primeiro original, mas que vivida em uma época pouco estimulante, foi guardado para um canto da memória. A vida continuou, novos problemas surgiram e com eles a sua sexualidade, mas a vida também traz ótimas fases, e quis o destino que a mãe e seus três filhos se unissem novamente, recomeçando uma nova vida na cidade vizinha, Guarapari, onde até então, entre trabalho, estudo e verdadeiros amigos, teve um dos melhores e mais empolgantes trechos, até hoje vivido, do caminho de sua vida. Completando dezoito anos, deu o primeiro grande passo, imigrando para o país irmão, Portugal, onde nos dias de hoje, já se sente como parte da pátria, juntamente com toda a família. Com vinte e três anos, nasceu em uma pequena cidade litorânea, Anchieta, no estado do Espirito Santo, Brasil. Cresceu adotando o padrasto como pai, tendo, por anos também, que lhe dar com as distorcidas visitas da mãe, após a separação com o mesmo, onde logo, a irmã mais velha foi tomada como figura materna.

O caminho da vida. O despertar do destino. Chiado Editora
Um dia o jovem Jonatan se questionou no porquê de continuar vivo. Estar em um mundo onde sempre o condenariam por algo que ele nunca poderia mudar, não era algo que o animasse. Mas o tempo se passou e agora com vinte e um anos, o seu único e distante desejo, é ter um pouco de paz. Mas conseguirá esse confuso rapaz lidar com as novas situações que lhe batem à porta? Irá ele querer se vingar de todos aqueles que lhe estão desmoronando a vida? Juntamente com os seus três amigos, não menos problemáticos do que ele, começará uma grande  nova caminhada. Segredos que se iniciam e desencadeiam uma outra meticulosa e até então, arrastada história. Traição, amor, chantagens, chocantes descobertas, vingança, verdades e mentiras, que se misturam em um dramático grande espelho da vida real. A primeira marcante fase do destino desses quatro amigos começou, e de que maneira. Estamos preparados para as armadilhas do mundo?


FRANCESCA WHITE
Este é o primeiro romance desta nova escritora portuguesa.


Um amor diferente. Editora Bubok.Pt
Rivera é uma pacata cidade onde se concentram grandes latifundiários, criadores de gado e cavalos. Olívia Chappel é a melhor administradora de herdades da região. A sua beleza selvagem não passa despercebida a ninguém. O seu sonho sempre foi trabalhar para a família Oviedo. Conheceu-os ainda em criança. Foi a Natália Oviedo, que aos cinco anos, deu o seu primeiro beijo. Pouco tempo depois ela saiu da cidade para estudar e nunca mais a viu. Mas após a morte do pai Natália voltou. O principal objetivo de Olívia, era conquistar o coração da rica herdeira dos Oviedo, a mulher que nunca conseguiu esquecer. Duas mulheres de personalidade forte e cheias de ambições. Um amor sempre a ser posto à prova. Um Amor Diferente.




MARISA MEDEIROS
Na contramão foi o primeiro romance da escritora, publicado o ano passado pela Editora Zayas, um livro que fala do que todas/os nós fazemos e poucos falam! Conta a história, atribulada e dramática, da vida de Angélica e a sua trajetória de dependência e busca de prazer.

A escritora traz-nos agora Depois do naufrágio, em pré-lançamento na Feira do Livro LGBT 2011.